-
Arquitetos: Play Arquitetura
- Área: 1020 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Estúdio Tertúlia, Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desta moradia foi desenvolvido em dois momentos distintos: o projeto inicial feito em 2008/2009 e executado posteriormente (a obra foi concluída em 2011), e o projcto de reforma e conclusão dos interiores realizado entre 2020 e 2022. Entre um etapa e outra, os proprietários mudaram do Brasil, os dois filhos cresceram e a casa quase foi vendida.
Localizada na periferia de Belo Horizonte, a casa foi construída em um terreno com declive acentuado e seu programa foi distribuído em três pavimentos. Optou-se por localizar a garagem e a zona íntima (4 quartos, sendo 2 suítes e 2 semi-suítes) no piso inferior, de forma a criar-se no piso intermédio um terraço ajardinado ligado à zona social e à cozinha. No piso superior situam-se o escritório e a sala de TV, bem como outro terraço com vista para a serra.
A reforma envolveu a ampliação da cozinha e da área de lazer a ela vinculada, além da criação de um banheiro de uso misto (de lazer e serviço). As dimensões algo enxutas da cozinha original e da varanda, associadas a uma luz solar poente que limitava ainda mais a utilização da cozinha, levaram os proprietários a solicitar a modificação.
O novo projeto teve em conta algumas características da casa e do terreno; a cozinha cresceu até ao limite do beiral de concreto existente, necessitando de um novo corte no terreno inclinado. Para minimizar o ângulo de inclinação do declive, foi estabelecido que o jardim externo ficaria cinco centímetros abaixo do parapeito da janela da nova cozinha e seria utilizado como horta.
Já a área de lazer exigiu uma nova estrutura, feita com perfis metálicos em I, tanto para as vigas quanto para os pilares. Esta nova área estende-se para poente e a sua volumetria foi pensada de forma a emergir “de dentro” do vazio do antigo alpendre, sem interferir na estrutura de concreto existente. A laje superior do avanço fica abaixo das vigas de concreto da casa e foi proposto um deck no piso acima do piso anteriormente existente. Alguns degraus e um grande banco fazem a transição para a segunda parte do deck, construído sobre o jardim e abaixo de uma pérgula.
O design de interiores mistura móveis vintage, peças contemporâneas e alguns itens desenhados pela Play Arquitetura.